
O primeiro post deste blog é sobre uma receita que acompanha a minha família há 15 anos. Desde então, meus pais e irmãos sempre me pedem para fazer esse brownie fácil e rápido quando temos um almoço em família ou aniversário.
O mais importante é a qualidade dos ingredientes, especialmente do chocolate meio amargo, que traz um rico sabor aveludado.
Além disso, até mesmo sem uma batedeira, você ainda conseguirá alcançar um resultado incrível. Ou seja, molinho no meio e com uma casquinha por cima.
A versão tradicional leva nozes, trazendo uma crocância maravilhosa. No entanto, mesmo sem elas, esse brownie ainda fica sensacional e na medida certa de cremosidade.
Então, vamos lá?
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 7 porções
Ingredientes:
» 200 g de chocolate meio amargo
» 100 g de manteiga sem sal
» 1 xícara de açúcar
» 2 ovos
» 1/2 xícara de farinha de trigo
» 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
» 70 g de nozes picadas
Modo de preparo:
- Primeiramente, preaqueça o forno a 180°C. Após isso, unte uma forma retangular média de bolo inglês ou de pão.
- Feito isso, coloque o chocolate picado e a manteiga numa tigela de vidro ou inox e cozinhe em banho-maria numa panelinha pequena, mexendo sempre. Assim que derreter e estiver liso, apague o fogo. Reserve.
- A seguir, em uma batedeira, ou à mão com ajuda de um batedor de arames (fouet), bata o açúcar e os ovos por cerca de 5 minutos em velocidade média, até que o açúcar se incorpore bem aos ovos. Em seguida, adicione a farinha de trigo e misture delicadamente com uma colher de pau, fazendo movimentos delicados, de baixo para cima.
- Junte o chocolate derretido e a essência de baunilha. Mexa suavemente com a ajuda de uma espátula de silicone, fazendo movimentos de baixo para cima. Por último, junte as nozes picadas e mexa somente até incorporar.
- Despeje a massa na forma, raspando bem a tigela. Depois, nivele a massa. Leve ao forno para assar de 25 a 30 minutos, até que uma casquinha se forme por cima.
Espere esfriar completamente, desenforme e sirva! ♥
Observação: Ao esfriar, o brownie começa a “marmorizar”, ou seja, a formar uma casquinha crocante. Sendo assim, note que é normal que ele afunde um pouquinho ao centro.
Dica: Acredite: ele fica ainda mais gostoso no dia seguinte.
Então, o que achou dessa receita de brownie fácil e rápido? Escreva aqui nos comentários. Vou adorar saber!
9 pensamentos em “BROWNIE FÁCIL E RÁPIDO”
Receita maravilhosa! Pela primeira vez consegui fazer um brownie molhadinho!!
A dica da forma de bolo inglês fez toda a diferença!
Obrigada!
Que legal! Fico super contente em saber que gostou do brownie. Obrigada ☺️
Este é DE longe o melhor brownie do mundo. E olha eu já viajei um tanto.
Sou afortunado de ter sido um dos poucos que já comeu, diversas vezes, aliás.
Depois de dez anos pedindo a receita secreta eu agora a recebo junto com o mundo todo. Mas isso é conversa para o próximo encontro.
Vou fazer a receita hoje mesmo. E aqui não é testar… É fazer e aproveitar por que eu sei que a Clarissa já passou anos quebrando a cabeça e aprimorando essa maravilha.
Obrigada, Tiago! 🙂
Essa receita é demais!!!!!
Olá, Henrique. Obrigada pelo seu comentário. Gosto muito dessa receita também!
Excelente essa receita
Olá, Ricardo. Fico feliz em saber que tenha gostado da receita. Pessoalmente, é uma das minhas preferidas. Obrigada.