Este é um dos pratos mais prazerosos e reconfortantes para se entregar ao final de semana. Se você está procurando uma receita que traz uma imensa paz de espírito, este risoto de alho–poró com açafrão é a escolha certa.
Sei que muita gente acha que risoto é um prato complicado de fazer, mas na verdade ele tem apenas um preparo deliciosamente lento. Aliás, é uma ótima desculpa para relaxar e aperitivar com o mesmo vinho e queijo usados na receita.
Afinal, mexer uma panela com cores e aromas deliciosos pode ser incrivelmente terapêutico, não é mesmo?
O segredo aqui está nos ingredientes frescos e na escolha do arroz arbóreo. Acredite em mim: nem pense em usar o arroz do dia a dia, pois o resultado não será o mesmo. 😉
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 3 porções como prato principal
Ingredientes:
» 1 1/3 xícara de arroz arbóreo
» 1,5 litro de caldo de galinha ou de legumes (2 cubinhos de caldo instantâneo)
» 1 alho-poró
» 1/2 cebola branca
» 1/2 xícara de vinho branco seco
» 1 colher (chá) de açafrão em pó
» 1 xícara de queijo parmesão ralado
» 1 raminho de tomilho
» 1 colher (sopa) de manteiga
» Um fio de azeite de oliva
» Uma pitada de sal
Modo de preparo:
1. Ferva a água e coloque em uma panela média o caldo de galinha ou de legumes. Mantenha em fogo bem baixo, apenas para manter aquecido.
2. Pique a cebola bem fininha e corte o alho-poró em meia lua, usando somente a parte branca e verde clara. Em uma panela grande e larga, aqueça a manteiga com um fio de azeite em fogo baixo. Junte a cebola e o alho-poró com uma pitada de sal e mexa com uma colher de pau, refogando somente até ficarem transparentes. Adicione o arroz arbóreo e misture bem até ele ficar translúcido (menos de 1 minuto). Junte então todo o vinho branco e mexa sem parar.
3. Assim que o arroz sugar todo o vinho (cerca de 30 segundos), coloque a primeira concha de caldo na panela do arroz, misturando sem parar em fogo bem baixo, até que os grãos suguem todo o caldo. Repita este processo até usar todo o caldo (cerca de 20 minutos no total) e o arroz ficar al dente (um pouco firme).
4. Junte o açafrão em pó, o queijo parmesão ralado na hora, as folinhas de tomilho e incorpore bem. Experimente e se necessário regule o sal. Está pronto para servir! ♥
O que você achou dessa receita de risoto de alho-poró com açafrão? Deixe aqui o seu comentário, dúvida ou sugestão!
2 comentários em “RISOTO DE ALHO-PORÓ COM AÇAFRÃO”
Adorei! Muito fácil de fazer. Obrigada! 😉
Olá, Carla! Fico feliz que tenha gostado da receita ☺️ obrigada pela mensagem