Blog de receitas fáceis e saborosas
Blog de receitas fáceis e saborosas

O MELHOR MOLHO DE TOMATE

o melhor molho de tomate

Famoso por ser o queridinho de todos, o molho de tomate, também conhecido como molho ao sugo, é uma receita básica do guia de sobrevivência culinário caseiro.

Ideal para acompanhar variados tipos de massas recheadas ou não (como nhoque, spaguetti, rondelli, lasanha, etc.), além de passar pelas carnes vermelhas e brancas, ou até mesmo em uma bela fatia de pão italiano para servir como aperitivo.

Sou fã deste molho e já experimentei dezenas de versões. Por isso, podem acreditar em mim quando digo que esta receita é o melhor molho de tomate que eu conheço.

Aliás, já faz cerca de 13 anos que tenho o prazer de experimentá-lo durante almoços e jantares de família, pois a dona desta receita é a minha cunhada Juliane.

Como vocês sabem, adoro compartilhar aqui no blog pratos que fazem parte da minha história, e portanto da minha família, e este aqui se encaixa perfeitamente nesta categoria.

Então, vamos lá?


Dificuldade: Fácil

Rendimento: 900 ml

Ingredientes:

Para a base de tomate, temos duas opções:

» 3 latas de tomate pelado (240 g cada lata ou 720 g total): cortar os tomates e tirar as sementes.

ou

» 10 tomates do tipo Pomodoro: deixar a casca, tirar as sementes e cortar em cubos. 

Para o restante dos ingredientes:

» 2 cebolas picadinhas
» 2 cenouras médias raladas fininhas
» 30 folhas de manjericão (rasgadas em pedaços na mão)
» 1 colher (café) de açúcar (opcional)
» 5 colheres (sopa) de azeite de oliva
» 200 ml de água quente
» Sal a gosto

Modo de preparo:

1. Primeiro, aqueça uma panela grande em fogo médio, coloque o azeite de oliva e a cebola picada. Então, mexa até dourar.

2. Em seguida, adicione a cenoura ralada e refogue por 3 minutos. Depois, acrescente os tomates e mexa bem. Adicione 200 ml de água quente, o manjericão, o sal a gosto e misture.

3. Agora, tampe a panela (deixando a tampa bem encaixada), abaixe o fogo e cozinhe por 1 hora*, mexendo a cada 5 ou 10 minutos. Enquanto mexe, passe bem a colher no fundo da panela pra não grudar ou queimar.

*Vale dizer: cozinhar por pelo menos 1 hora fará com que toda a acidez do tomate vá embora, deixando o molho suave e levemente doce, daquele jeitinho que a gente gosta. 😉

4. Passado esse tempo, experimente o molho. Caso ainda esteja ácido após 1 hora de cozimento, acrescente o açúcar e volte a cozinhar por mais 5 minutos, até atingir a acidez desejada. Se necessário, repita o processo. Por fim, corrija o sal. Pronto! O seu molho está feito! ♥

 


Observação: Caso o molho seque um pouco, pode acrescentar aos poucos uma quantidade pequena de água.

Conservação: Guardar o molho na geladeira em um recipiente bem fechado por até 3 dias.

Dica: O mais legal deste preparo é que você pode congelar para ter um molho de tomate sempre à disposição. Simplesmente guardá-lo no freezer em porções, seguindo as quantidades ideais para o seu consumo, por até 4 meses.

Então, o que você achou dessa receita de molho de tomate? Deixe aqui o seu comentário, dúvida ou sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *