Uma das receitas mais atemporais na nossa cultura, ligada ao DNA e à infância de milhares de brasileiros, é o bolo de coco gelado. Pois bem, trago aqui uma versão fácil de fazer: não precisa de batedeira, bater claras em neve, liquidificador, nem nada disso… É massa pronta indo pro forno em 10 minutos, sem complicações!
Sei que existem diversos modos de preparos por aí. Porém, o grande diferencial dessa minha receita é que leva leite de coco e coco ralado (oi, textura!) na própria massa do bolo, e não somente na calda. Ou seja: é um bolo verdadeiramente de coco, indo além da massa tradicional.
Como você pode imaginar, o resultado é leve, aerado e com humidade extra graças a estes dois ingredientes chaves.
Além disso, ele é perfeito para servir geladinho, para celebrar a nostalgia em cada garfada.
Finalmente, caso prefira, pode colocar o coco ralado fresco por cima separadamente, após colocar a calda. Entretanto, se quiser um tipo de cocadinha, como na foto, coloque o coco ralado diretamente na calda, misture tudo e coloque por cima do bolo.
Então, vamos lá?
Dificuldade: Fácil
Rendimento: de 12 a 15 porções
Ingredientes:
Massa:
» 4 ovos (de preferência em temperatura ambiente)
» 3/4 xícara de leite de coco
» 1/2 xícara de óleo vegetal (recomendo o de canola pelo sabor neutro)
» 2 xícaras de açúcar refinado branco
» 1 xícara + 1/2 xícara de farinha de trigo
» 1/2 xícara de coco ralado seco ou fresco (usei o não adoçado, mas pode escolher o que preferir)
» 1 colher (sopa) de fermento em pó
» 1 colher (sopa) de manteiga ou óleo (para untar)
» 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (para untar)
Calda:
» 1 xícara de leite de coco
» 1 xícara de leite integral (pode usar sem lactose)
» 1 lata ou caixinha de leite condensado (395 gramas) (pode usar sem lactose)
» 1 xícara de coco ralado seco ou fresco
Modo de preparo:
Massa:
- Primeiro, comece separando todos os ingredientes. Então, preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma retangular média (aproximadamente 30 cm de comprimento x 20 cm de largura).
- Agora, em uma tigela grande, com a ajuda de um batedor de arames (fouet), bata: os ovos, o leite de coco e o óleo. Em seguida, adicione o açúcar. Bata mais um pouco até tudo ficar bem homogêneo. Com cuidado, adicione a farinha de trigo aos poucos, mexendo delicadamente até incorporar bem. Por último, adicione o coco ralado e o fermento, misturando devagar e brevemente.
- Despeje esta massa na forma já untada, usando uma espátula para nivelar bem. Leve ao forno por cerca de 25 a 30 minutos.
Calda:
Enquanto o bolo está assando no forno, prepare essa calda fácil.
- Em uma panela pequena, junte todos os ingredientes: o leite de coco, o leite integral e o leite condensado. Misture com uma espátula e separe.
- Quando faltar cerca de 10 minutos para o bolo ficar pronto, leve a panela ao fogo baixo, mexendo delicadamente, só até ficar quente. Cuidado: não deve levantar fervura, para não criar nata. Apague o fogo. Adicione o coco ralado e misture. Separe.
Massa + calda:
- Fique atento, pois assim que o bolo estiver todo dourado por cima, já pode fazer o teste do palito. Se este sair limpo, está pronto para retirar de forno.
- Imediatamente após, com o bolo ainda bem quente, faça furinhos pelo bolo todo, usando um palito ou garfo. Corte o bolo formando pedaços quadrados.
- Por fim, com a ajuda de uma concha, despeje a calda quente por cima do bolo quente, até que ele fique bem molhadinho. Se possível, cubra com papel alumínio. Leve para a geladeira por no mínimo 3 horas. Ou, melhor ainda, de um dia para o outro.
Cobertura (opcional):
Para o toque final, caso deseje, salpique mais coco ralado como cobertura por cima do bolo.
Pronto, é só servir! ♥
Conservação:
Como dica, para manter esse bolo de coco gelado fácil sempre fresquinho, mantenha-o em um recipiente bem fechado na geladeira por até 5 dias. Ou, mais fácil ainda, simplesmente cubra a forma do bolo com papel alumínio ou com filme plástico.
Observação:
Em resumo, essa receita é um momento de nostalgia que vale cada garfada.
Caso prefira usar leite vegetal, escolha um mais espesso, como o de aveia.
Quanto ao coco ralado fresco ou seco, quanto menos açúcar este tiver, melhor. Assim, o resultado final será mais equilibrado.
Então, o que você achou dessa receita de bolo de coco gelado fácil? Por favor, fique à vontade para deixar aqui o seu comentário, dúvida ou sugestão.